sábado, 20 de fevereiro de 2010

E viva a folia

Olá, amigos boêmios-foliões.

Há duas semanas não aparecemos por aqui, mas foi por uma boa causa, e agora viemos fazer um balanço geral sobre essas duas semanas de folia e o carnaval de modo geral.

A notícia que o carnaval do Rio superou em número de foliões o de Salvador chegou sem muita surpresa. Afinal, foi visível o crescimento do carnaval carioca.

Neste ano pulamos em muitos blocos e definitivamente abrimos mão de alguns que já não suportam mais os animados foliões. No pré-carnaval, que é um período de folia mais vazio, fomos ao Bola Preta, Céu na Terra, Rio Pandeiro e Gigantes da Lira. Na sexta de carnaval, fomos à maratona do Embaixadores da Folia; sábado, ao bloco da emergência (brincando, falamos que fomos tomar uma glicose, mas na verdade fomos apenas retirar a lente do olho da Joaninha) e ao Carioca da Gema. No domingo tivemos um dia puxado: Boitatá, Boi Tolo e É do Pandeiro. Segunda, a melhor de todos os carnavais, fomos ao Songoro Cosongo e ao divertido Epa Rei. Para finalizar o carnaval, Bagunça meu Coreto e a descoberta Último Gole, com uma passada antes na escaldante Orquestra Voadora.

Agora, vamos tentar fazer uma eleição dos melhores em alguns quesitos para facilitar.

Mas antes vale o protesto sobre a ineficiência dos banheiros químicos no carnaval. Depois de todos os prazos e regras respeitados pela maioria dos blocos que saíram durante o carnaval, a prefeitura não ofereceu banheiros suficientes (maioria dos blocos que fomos), ou mesmo atrasaram na entrega de banheiros (vide Bagunça meu coreto), ou não fizeram qualquer higienização dos malfadados (alguém foi ao Carioca da Gema e viu a situação dos banheiros?). Além disso, alguns blocos anunciados pela prefeitura foram vetados às vésperas do carnaval mesmo tendo respeitado as datas exigidas.

Nesse carnaval, houve uma batalha silenciosa (na verdade, ao som de marchinhas) entre blocos que venderam abadás (o Carioca da gema tinha por volta de 75 pessoas, que pagaram R$ 25,00 na camisa, protegidas por cordas à frente da bateria) e blocos que estenderam a faixa contra a bahianização do carnaval do Rio.

Bem, mas vamos ao melhor da folia! Recomendamos todos que fomos, mas os melhores foram:

Conjunto da obra – Céu na Terra (sábado anterior ao carnaval) e dupla Boitatá-Boitolo.
Qualidade musical – Último Gole e Carioca da Gema
Mais divertido – Epa Rei
Mais guerreiro – Embaixadores da Folia
Mais organizados – Último Gole e Gigantes da Lira
Mais lotado – Bola Preta (anterior ao carnaval)

Ah, e como todos sabem, o carnaval ainda não acabou. Hoje e amanhã tem mais.
 
Boitolo

Cordão do Boitatá

 
Epa Rei

 
Epa Rei

 
Orquestra Voadora

Songoro Cosongo

2 comentários:

  1. Encontrei cerveja a três latinhas por 5 reais e a uma latinha por 3 reais. Um absurdo a ambev

    ResponderExcluir
  2. É verdade, também vimos. No Bagunça meu coreto inclusive tinha latão a R$ 4,00! Um absurdo.

    ResponderExcluir