terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Original do Rio

Original do Brás

O Bar Original do Brás realmente é uma originalidade encravada no subúrbio do Rio. Em Brás de Pina, Zona Norte, ao lado da estação de trem, o bar merece todos os prêmios que ganhou. Esse ano, foi coroado com o 2° lugar do “Comida di Buteco” e em 2008, abiscoitou o 1° lugar. Parabéns.

A combinação de petiscos originais com cerveja estupidamente gelada e atendimento perfeito torna o bar um ótimo porto para um fim de semana de sol.

Em um sábado de sol típico do inverno do Rio, fomos ao Original do Brás. Chegamos meio dia e o bar ainda estava sendo arrumado para abrir às 13:30h. Esperamos um pouco, mas rapidamente o dono nos deu uma mesa para sentar e uma Original para molhar a garganta. Quando a cozinha abriu, começamos a pedir os premiados petiscos: empada premiada; jiló premiado; Um Rolé pelo Subúrbio, 1° lugar do Comida di Buteco 2008; Doce Refúgio, 2° lugar do Comida di Buteco 2009. Todos acompanhados por cerveja sempre gelada. Até as 19:30h conseguimos provar quase todo o cardápio e ouvir as histórias do bar, contadas pelo dono e pelos funcionários.

Essa foi a 2° vez que fomos, o que permitiu absorver mais a essência do local. A 1° vez foi durante o Festival Comida di Buteco desse ano (ainda vamos falar sobre ele), ficamos pouco tempo e o bar estava cheio. Mesmo assim, fomos muito bem atendidos, inclusive pelo dono.

Desta vez, conseguimos perceber um triste fato: poucos frequentadores são de Brás de Pina. Misto de preconceito local (um dia escreveremos sobre um fato semelhante ocorrido em Realengo) e estratégia do dono. Em compensação, o Original recebe constantemente caravanas temáticas (como a Etílica e Cultural) e visitantes de outros estados. Resumindo, o Original do Brás é um ótimo bar, do qual outros deveriam incorporar o espírito.

Notas
Adriana: Bebida (3); Comida (3*); Atendimento (2*)
Cristina: Ø
Maron: Bebida (3); Comida (3*); Atendimento (3*)
Renata: Bebida (3); Comida (3*); Atendimento (3)

Um comentário: