domingo, 24 de janeiro de 2010

Do lorde à plebe

Bar e Restaurante O Plebeu
Por Marcelo Pelotas

Minha primeira vez aqui no blog será para falar de um bar que freqüento há muito tempo. Quando converso sobre bares com Maron, Adriana e outros amigos, sempre me lembro do Plebeu.


Plebeu é um bar que costumava ir com muita freqüência, e sempre que volto lá não me decepciono. Inaugurado em 1979, fica num sobrado na esquina das ruas Capitão Salomão e Visconde de Caravelas (Humaitá, Zona Sul) e é difícil um dia do final de semana em que ele não tenha fila na porta. Não à toa, a AmBev (ou seria Inbev) bancou a reforma do bar e o transformou em um bar “Bohemia”. Tudo remete à cerveja, desde os lustres, até os azulejos com tampas de garrafa, até um painel com as bolachas.

Sou suspeito de falar do Plebeu, por ser um bar que gosto muito. Mas o Maron me pediu para escrever, e aqui estou.

Que características me fazem lembrar do Plebeu?

  1. O bar sempre primou por servir Orginal, Bohemia e Skol muito geladas. Agora, ou pelo menos percebi há pouco tempo, ampliou o cardápio para as outras da família Bohemia, e diversas importadas, por um preço que não chega a ser barato, mas sem dúvida é justo.
  2. O atendimento me parece ser o que mais me atrai. Conhecer garçons pelo nome numa cidade como o Rio é complicado. Lá é possível. Gosto tanto do Plebeu que eu e uns amigos certa vez promovemos um aniversário pro garçom, com direito a bolo de aniversário. O nome dele: Edson. Tem também o Almir, o Gigante. Todos muito simpáticos e eficientes.
  3. O cardápio de comida também não deixa a desejar, a não ser que você goste de comida light. Para almoçar, recomendo fortemente o churrasco completo. Se for só para degustar as cervejas e bater aquela fome, pode-se optar pelo gurjão de frango (excelente e bem servido), provolone à milanesa (um clássico) ou bauru (este sanduíche alimenta dois sem muita fome). Todas as porções são muito bem servidas e o preço, bem, já foi mais barato, mas não é abusivo. O mesmo vale para a cerveja.
  4. O bar possui sistema de pay-per-view que funciona em dia de jogos.


Como nem tudo é sempre perfeito, o Plebeu é um bar que costuma ficar muito cheio e por isso acaba ficando quente em dias de verão, apesar dos ventiladores. Por isso, sempre prefiro a varanda do segundo andar.


Notas
Marcelo: Bebida (3); Comida (2*); Atendimento (3)


Informações
Endereço: Rua Capitão Salomão, 50 – Botafogo – (21) 2286-0699
Internet: http://www.oplebeu.com.br/
Horário: 11h30/4h (dom. 11h30/21h30)

2 comentários:

  1. Também já fui algumas vêzes no Plebeu com pessoas que eram frequentadoras assíduas e fiquei muito satisfeita com a comida e as cervejas, e o atendimento. Mas o que é pay per view?
    continuo acompanhando alegremente o blog de vocês.
    Badia.

    ResponderExcluir
  2. Às vezes vou lá, mas agora aumentou muito e o atendimento está horrível!

    ResponderExcluir